réseau antispéciste

DIA MUNDIAL CONTRA O ESPECISMO: 05 DE JUNHO 2010

Nós maltratamos e matamos centenas de milhões de animais a cada dia. Para justificar isso, nós nos convencemos de que suas vidas e sofrimentos não valem muita coisa: “eles são apenas animais!”

No entanto, os animais são seres sensíveis, que também querem evitar o sofrimento e que desejam desfrutar de suas vidas. Assim como os seres humanos.

O especismo é para as espécies o que o racismo é para a raça, ou seja, a vontade de ignorar os interesses de alguns indivíduos, a fim de dar vantagem aos demais sob pretextos arbitrários. Uma série de diferenças (existentes ou imaginárias) que não têm qualquer ligação lógica com aquilo que supostamente deveria ser legitimado é apresentada. Ter um padrão maior ou menor de alto nível de inteligência ou pertencenter ou não à espécie humana não é um critério racional para a discriminação. A discriminação especista é, portanto, indefensável.

O especismo é uma ideologia irracional e a sociedade como um todo tem que se posicionar contra as práticas totalmente injustas por ele geradas.

Na prática, o especismo é uma ideologia que justifica a utilização de animais por seres humanos de formas que seriam inaceitáveis caso as vítimas fossem seres humanos.

Os animais são criados e abatidos pela sua carne, seu leite, seus ovos, suas peles (couro, pelos), sua seda; são pescados para consumo humano, são utilizados para experiências científicas; caçados para entretenimento; trancados para viverem em zoológicos e adestramento em grandes tanques; treinados e explorados em circos, mortos para shows (como as touradas), etc.

Lutar contra estas práticas e contra a sua ideologia subjacente é a tarefa do movimento contra o especismo.

O Dia Mundial Contra o Especismo terá lugar em 05 de junho de 2010, e será realizado pelo terceiro ano consecutivo.

Ao redor do mundo as ações estão sendo organizadas a fim de protestar contra uma ideologia que é tão repreensível quanto o racismo ou o sexismo e que causam um incontável número de vítimas, que geralmente passam por terríveis sofrimentos em suas vidas e mortes.

O consumo de carne é o principal motivo de tal tragédia:

58 bilhões de vertebrados terrestres e mais ainda de peixes e crustáceos (144 milhões de toneladas) são mortos a cada ano no mundo por essa razão, tão somente pelo prazer de se consumir carne.

O especismo não pode ser justificado bem como as opressões que dele decorrem.

Vamos abolir a carne e todas as outras formas de exploração animal!

Sobre o especismo

Por que é necessário questionar o conceito de especismo? Porque é a ideologia subjacente tanto para as leis que negam os direitos aos animais e as práticas por ela geradas.

Aqui estão alguns exemplos de nossa experiência como ativistas:

Considerando a crítica contra algumas práticas:

- Como se pode seriamente colocar no mesmo nível, por um lado, os interesses fundamentais dos animais não serem mortos e, por outro lado, o interesse humano em comê-los, o que em comparação, não é nada além de um capricho? Isso é especismo.

- Se é ilegítimo usar seres humanos para a vivissecção, porque usar animais de outras espécies? Não é unicamente devido ao especismo?

- Se não quisermos ser trancafiados, amputados e mortos, como podemos justificar fazê-lo a outros seres que sofrem da mesma forma devido a essas práticas? Isso é especismo.

- Por que negar direitos aos animais? Somente devido ao fato de serem eles “apenas” animais? Isso é especismo.

O conceito de especismo também é importante porque:

- O especismo repousa sobre as mesmas bases ideológicas que as discriminações racistas ou sexistas que utilizam a “natureza” no intuito de justificar a inferioridade de alguns indivíduos. A “natureza” de animais é considerada inferior, porque usam termos como “animal”, “instintivo”, “programado” ao passo que a “natureza” dos seres humanos é considerada superior porque se diz “livre”, “racional” ou “espiritual”. Estas “naturezas” “inferiores” e “superiores” supostamente legitimam a dominação do
homem sobre os outros seres sensientes.

- Por definição, o conceito de igualdade não pode repousar sobre critérios arbitrários; caso contrário já não seria igualdade, mas injustiça e desigualdade. Este conceito deve abranger todos os seres que têm interesses a defender e, portanto, os interesses que têm que ser defendidos, isto é: todos os seres sensientes. Não deve haver duplos padrões de moral: um, igualitário entre os humanos e somente entre eles, e outro, elitista e injusto para com os outros.

- O conceito de ideologia especista destaca a existência de uma visão estruturada do mundo que leva à inferiorização e a invisibilidade dos animais.

Aqui estão alguns dos efeitos dessa ideologia, entre outros:

- Os animais geralmente não aparecem como indivíduos, mas, sim, que são percebidos como exemplares indiferenciados de suas espécies;

- Frequentemente a confusão se faz entre a luta para o reconhecimento de seus próprios interesses individuais e a luta pela preservação das espécies…

Neste ponto dizemos alto e claro que nos preocupamos com os seres sensientes como indivíduos.

- Assim como o racismo e o sexismo são conceitos políticos, o especismo é um conceito político, que nos permite fazer uma análise social da questão dos direitos dos animais. Ela nos permite ver a luta como política e colocá-la em um paralelo com as lutas de libertação que vieram antes dela e pensar em ações a curto e a longo prazo (por exemplo, a demanda para a abolição do consumo de carne).

Comparando-a com as ideologias racistas e sexistas e os sistemas sociais, fazemos as pessoas perceberem que a reprodução, caça, pesca e outras práticas de exploração e opressão dos animais não são “naturais”, mas, sim, socialmente instituídas, historicamente situadas, eticamente reprováveis, e podem ser combatidas em um nível político.

Chamando a atenção para o especismo, o Dia Mundial Contra o Especismo nos dá a oportunidade de fazer valer o fato de que a opressão de animais, assim como a de seres humanos, não é uma questão de escolha pessoal. Da mesma forma que matar ou maltratar os seres humanos não é uma questão de liberdade pessoal, mas uma injustiça que deve ser combatida, a questão dos direitos dos animais tem de aparecer como um problema ético, social e político que diz respeito a todos e que a sociedade precisa urgentemente aceitar discutir.

TRADUÇÃO DE CRISTINA CALIXTO (http://ogritodobicho.blogspot.com/)


19 réponses à cet article
  1. toms sko a écrit:
  2. c4 scanner a écrit:
  3. air jordan italia milano a écrit:
  4. Chrome Hearts Earrings a écrit:
  5. cheap nike shoes a écrit:
  6. toms sko a écrit:
  7. Cartier Love Bracelet a écrit:

    Cartier Love Bracelet…

    I got our headphonesfor my personal mother towards mothers time, furthermore she definitely liked things! It really is truly adorable headphonesas well as the stating in the card that will will come in package is really emotional!! As well as the top q…

  8. toms Norge a écrit:
  9. mbt scarpe italia a écrit:
  10. toms sko a écrit:
  11. christian louboutin italia a écrit:

    christian louboutin italia…

    http://plinio.dk/images/index.asp?ID=8…

  12. toms Norge a écrit:
  13. ray ban aviators cheap a écrit:
    3 juillet 2014 à 16:34

    ray ban aviators cheap…

    Draw gridlines at the back of the Mulberry paper of approximately 2 ” x3″ dimension and cut along these lines to get rectangular pieces of paper using the technique employed to deckle the edges earlier on. You can now use these rectangular pieces to …

  14. Order air jordan 14 retro black true red white a écrit:

    Order air jordan 14 retro black true red white…

    Jordan 23 Motorsports black stealth 23s Retro For Sale yshuuwgntgw yaxexgbtf air jordan 1 retro KO black red white When Will jordans 4 bred size 15 Release How Much Is chrome 4s 2014 qyhvfp Buy Authentic air jordan 1 phat navy http://www.regencytrans….

  15. Bvlgari Ring a écrit:

    Bvlgari Ring…

    I obtained the trying to find a awesome present concerning our mom. On headphone emerged in a stunning purple tied container. This was the best looking gifts under the xmas tree!! Ones headphone furthermore seemed perfect, though the mother is gigantic…

  16. Nike air force 1 a écrit:

    Nike air force 1…

    Right mother’s day gift. But, on bracelet took also prolonged towards come, therefore arrived after the holiday. The mother shown you already know she loved the particular bracelet, however I have maybe not viewed her wear they however. :-)

  17. Nike blazers a écrit:

    Nike blazers…

    Well mother’s time gift. Then again, their bracelet got too lengthy on arrive, and it arrived after the getaway. My mom shown which she liked that the bracelet, though I’ve maybe not seen her put on that it but. :-)

  18. Nike free 5.0 a écrit:

    Nike free 5.0…

    I acquired this one looking for a very good gift towards my mom. Ones headphone came in a gorgeous purple tied up container. This is the best hunting gifts below all christmas tree!! The actual headphone and seemed striking, conversely my mother is act…

  19. Cheap Nike air force 1 a écrit:
    4 juillet 2014 à 13:44

    Cheap Nike air force 1…

    Great mother’s day present. Though, that bracelet got too very long in order to arrive, therefore appeared after the getaway. My mom shown you already know she liked the bracelet, even though We have maybe not noticed the lady put on this though. :…

Abonnement RSS: RSS